DICAS PARA O BEM-ESTAR NO TRABALHO

As atividades profissionais ocupam grande parte do tempo das pessoas e, se o ambiente profissional é o local onde o trabalhador coloca parte da sua energia, nada mais justo que fornecer condições favoráveis a ele. 

Para estimular o bem-estar no trabalho é indicado implementar algumas ações capazes de promover a qualidade de vida dos profissionais dentro da empresa. Afinal, isso acaba refletindo na produtividade da equipe.

O profissional que faz o que gosta, geralmente é mais competente, e proativo no desenvolvimento das atribuições, logo, a atividade desenvolvida por ela tem aspectos relevantes a serem considerados quando pensamos em felicidade no trabalho. Sabendo e gostando do que ele tem que fazer, ele vai organizar o andamento das ações, conforme as necessidades do empregador e vai enfrentar novos desafios com tranqüilidade. 

As empresas que estimulam os funcionários a saírem da zona de conforto percebem os reflexos positivos imediatamente e a valorização dos funcionários acaba motivando a equipe como um todo. 

Espaço físico – Não podemos esquecer que é primordial oferecer um local com condições de trabalho adequadas. O ambiente organizacional precisa ser estruturado para favorecer o desempenho das atividades, considerando as características de cada uma delas e também dos trabalhadores. 

Segurança – E também cabe à empresa oferecer recursos e equipamentos para que o profissional seja capaz de exercer adequadamente e com segurança a função. São estruturas, procedimentos, ferramentas de segurança, iluminação, temperatura, sonoridade, ventilação, alocação e higiene, considerando também os princípios da ergonomia e a legislação voltada para a segurança do trabalho e do trabalhador. 

Algumas empresas oferecem espaços para relaxamento e para estimular a prática de esportes e a integração da equipe. Isso ajuda a energizar o clima laboral. 

Confiança e flexibilidade – Outras se preocupam e verificam frequentemente as dificuldades que a equipe enfrenta na rotina. É importante estar aberto para receber um feedback da equipe e ter flexibilidade para adotar as mudanças sugeridas. Isso ajuda a construir um clima colaborativo, já que as posturas corporativas muito rígidas tendem a deixar o clima organizacional mais pesado e a ajudam a desmotivar o funcionário. 

Outro passo importante é dar bons exemplos e mostrar coerência com o contexto. Isso pode incentivar o seu time a agir da mesma forma. 

E lembre-se: a preocupação com a saúde e o bem-estar dos colaboradores (tanto física, quanto mental) é uma tendência crescente entre as empresas de todos os segmentos. Isso porque, além da preocupação genuína com o colaborador, há também uma estratégia relacionada com a atração e retenção de talentos.

Se você se preocupa com a qualidade de vida e com a saúde, a segurança e o bem-estar da sua equipe, conte conosco. Somos especializados em segurança do trabalho e podemos auxiliar você e o seu empreendimento. Afinal, a LAM está sempre perto de você.

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