Meio ambiente e segurança do trabalho

A Segurança do Trabalho é baseada na segurança, na saúde e no meio ambiente. Normalmente, quando pensamos em meio ambiente associamos o assunto à ecologia, mas a expressão é muito mais abrangente, quando se trata das normas regulamentadoras (NRs) brasileiras.

As NRs tratam como meio ambiente as áreas onde os colaboradores atuam e também os espaços ao redor, já que isso tudo pode influenciar na saúde e no bem-estar da equipe. Assim, é preciso considerar ações voltadas para a saúde, à segurança, ao meio ambiente e também à comunidade como um todo. 

As áreas nas quais existe o risco de acidentes de trabalho devem receber providências específicas, de acordo com o tipo de produção. Assim, precisamos estar atentos à legislação para garantir a proteção de todos, mesmo diante do funcionamento dos equipamentos, dos resíduos deixados pelo processo produtivo e também, dos reflexos da atividade no local onde estamos produzindo. 

Tudo isso, enquanto a empresa também se preocupa em não expor o trabalhador a determinadas situações de instabilidade.

Proteção – Um acidente de trabalho sempre vai envolver a interferência humana, as relações entre pessoas, a utilização de máquinas e a configuração do modo de trabalho. Todos esses componentes formam o meio ambiente onde produzimos.

E além dele, temos a nossa vizinhança que também precisa ser protegida.

A regulamentação desse tripé “meio ambiente do trabalho, segurança e saúde do trabalhador” está baseada na Constituição Federal de 1988, pois foi ela que elevou à categoria de direito fundamental a proteção à saúde do trabalhador e aos demais destinatários inseridos nas normas constitucionais.

São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros, com o objetivo de garantir a redução dos riscos inerentes à atividade, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

Assim, podemos entender a saúde ocupacional, as relações saúde, trabalho e meio ambiente, como um estado de equilíbrio entre o ser humano e o ambiente físico, emocional e social, compatível com a atividade ocupacional da pessoa.

Os riscos não ficam restritos às empresas e refletem também na população, seja por meio da poluição do ar, dos solos e dos alimentos, ou pelo consumo de resíduos dos produtos. Isso evidencia a importância das relações entre saúde, trabalho e meio ambiente.

É de responsabilidade da empresa educar a mão de obra, orientar e fornecer condições para que as medidas de prevenção sejam adotadas sempre, seja no ambiente de trabalho ou no ambiente externo. 

O meio ambiente e a segurança do trabalho estão relacionados, uma vez que temos a preocupação com segurança para os trabalhadores e com a manutenção dos recursos da preservação da natureza. 

Se você ainda tem dúvidas, pense em um profissional aplicando agrotóxicos, trabalhando na realização de exames de raio-x, ou ainda, nas tragédias de Mariana (MG) em 2015 ou no caso de Brumadinho (MG). 

É possível adotar medidas para a preservação dos recursos naturais e para melhorar a segurança do trabalho, em qualquer atividade.  

Somos especializados em segurança do trabalho e podemos auxiliar nesse processo, estruturando a sua empresa e ajudando a eliminar os riscos de acidentes de trabalho e os riscos ao meio ambiente. Afinal, a LAM está sempre perto de você.

Clique aqui e faça seu pedido.