Pesquisa por:
Cuidados ao trabalhar sob o sol

Cuidar da pele deve ser um hábito diário e redobrado no verão, quando a exposição ao sol aumenta, assim como a probabilidade de uma pele mais sensível, principalmente para quem trabalha sob o sol.  Conheça alguns pontos de atenção para manter o cuidado com a sua saúde nesse período! 

  1. Evite a exposição solar entre as 10 e 16h

A exposição direta ao sol resseca a pele levando a perda de elasticidade e envelhecimento precoce, além de desidratação e desequilíbrio de eletrólitos como sódio e potássio, explica Fabio Mariotti, médico do trabalho na clínica MCompany. “Sem esses componentes o corpo não funciona bem”. Por isso, nesses horários de maior intensidade dos raios solares, procure trabalhar sob a sombra.

  1. Use protetor solar

Este é o principal meio de proteção contra os raios UV, e os fatores podem variar entre 30 e 60, dependendo do tempo e horário de exposição. O protetor deve ser aplicado em áreas como o rosto, couro cabeludo, orelhas, nuca, lábios, dorso das mãos, e reaplicado de acordo com a recomendação de cada fabricante. 

  1. Vista roupas adequadas

Além do protetor solar, é importante que o trabalhador receba blusas de manga longa, calças compridas, boné ou chapéu para prevenir contra os efeitos dos raios UV. E assim como o protetor, a vestimenta deve ser fornecida pelo empregador. 

  1. Proteja os olhos

Assim como causa efeito sobre a pele, os raios ultravioletas também têm influência sob as camadas oculares provocando danos a longo prazo quando desprotegidos, por isso, lembre-se de usar óculos de segurança e chapéus com abas largas. 

  1. Hidrate-se

A hidratação constante é muito importante para recuperar todo o líquido perdido principalmente na urina e transpiração. Em dias quentes essa perda pode chegar a 3,5L, então lembre-se de ter sempre água fresca por perto. 

Adote essas práticas para aproveitar o verão com mais saúde

Conte com a LAM! Compartilhe esse conteúdo com o responsável da sua empresa! 

Por que é importante escolher calçados confortáveis?
Homem trabalhando prestes a pisar em uma madeira com ponta de pregos | Blog  Humber Seguros

Além de pensar na segurança garantida pelo uso correto do sapato de proteção, é necessário entender o que merece atenção no momento de escolher um calçado para o seu dia a dia. Devemos considerar os fatores que interferem diretamente na qualidade do produto e consequentemente, na sua saúde.

Desempenhar uma função, sob as mesmas condições, por horas, pode gerar cansaço físico, mental e desgaste com o tempo. Por isso, até os fatores simples, como a escolha de um calçado adequado influenciam na garantia de mais saúde e mais conforto no trabalho.

As principais consequências do uso de calçados inapropriados são dores musculares e nas estruturas ósseas, como panturrilha, joelho e inflamações na coluna lombar, além de riscos relacionados à segurança do trabalho. Para evitar os desconfortos e minimizar os riscos, podemos conhecer os requisitos básicos de um sapato de EPI adequado:

Desempenho da sola, proteção dos dedos (resistência ao impacto, comprimento da biqueira), permeabilidade, resistência ao rasgamento dos forros, desenho da sola, espessura da palmilha, entre outros. Para todos esses requisitos há uma especificação da NBR 20345 para garantir que os EPI’s fornecidos pelas marcas e fabricantes sejam de primeira qualidade e realmente ofereçam a proteção necessária para cada atividade. Outros fatores a avaliar são a altura da sola, que deve ter no mínimo 1,5 cm no anterior do pé para amenizar o desconforto da coluna, numeração para não dificultar a circulação sanguínea e flexibilidade do material.

Escolher o calçado adequado, além de proteger, proporciona mais saúde física e mental, melhor desempenho e concentração. Confira nossos calçados de segurança no site! Conte conosco para escolher a melhor opção para a sua necessidade!

https://www.lamequipamentos.com.br/epi-s/calcados-de-seguranca