Faça a sua parte para a segurança no trânsito

Além de tempo e praticidade, os veículos nos proporcionam benefícios como ouvir uma boa música, ter momentos agradáveis com outras pessoas, apreciar a paisagem e por aí vai. Mas infelizmente os acidentes de trânsito continuam sendo uma das principais causas de mortes no Brasil. Por isso, com o tema “Juntos Salvamos Vidas” a campanha Maio Amarelo 2022 visa conscientizar a população através de ações educativas sobre as quais vamos conversar hoje.

Antes de tudo, adote a causa!

Entender que os perigos no trânsito tiram a vida de milhares de pessoas e que o seu papel é importante nesse cenário te move para mudar suas práticas e adotar hábitos mais responsáveis.

Se comprometa em ter pequenas atitudes de cuidado que terão impacto na sua rotina e vida, assim como na de tantas outras pessoas. Agora vamos lá!

Perceba os riscos.

As vezes podemos fazer algumas coisas de forma mecânica por já estarmos acostumados. Esse efeito é uma reação natural do cérebro que busca poupar energia do corpo tentando cortar caminhos. Se você faz a mesma rota todos os dias, então não precisa pensar muito para isso. Mas é aí que os riscos se tornam maiores.

Desenvolva sua atenção, busque estar consciente no trânsito antes de qualquer ação e coloque em prática a direção defensiva.

Deixe o celular de lado.

Se queremos estar atentos, precisamos concordar que o celular é uma grande distração. Procure manter afastado do alcance dos olhos para que você não se distraia com novas notificações. Assim, além de ter uma atitude responsável, você não comete essa infração considerada gravíssima e também evita multas.

Álcool.

Não é novidade que álcool causa efeitos prejudiciais ao organismo, e no trânsito, atrapalha a percepção e a velocidade dos reflexos. Por isso o consumo de álcool é proibido para quem vai dirigir. Seja honesto e garanta a segurança de quem está ao seu redor.

Sinalização.

Já imaginou como seria se não existissem semáforos? Um caos, né?

As regras de trânsito foram criadas para facilitar nossa vida e não para atrapalhar, então respeite a sinalização, os limites de velocidade, faça o isolamento correto de áreas com uso de cones, placas e faixas refletivas, sinalize, se comunique.

Proteja!

Temos um compromisso com a vida, tenha você também. Juntos Salvamos Vidas. Conte conosco!