Recorrência dos Acidentes de Trabalho no Brasil

João, filho mais velho do seu José, viu o pai sair para trabalhar como servente de obras todos os dias bem cedo por muitos anos. Ele se orgulhava da disposição e esforço do pai que até já com mais idade doava sua força para contribuir com a família, nunca sendo ausente em nada. Seu José, por um descuido na obra, se doou mais do que devia, e quem nunca faltava, um dia faltou.

Assim como o seu José, milhares de brasileiros continuam sendo vítimas de acidentes de trabalho, seja por negligência dos contratantes ou simplesmente pela falta de conscientização dos trabalhadores.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, 446.881 foi o número de notificações recebidas e 1.866 o número de mortes registradas em 2020, considerando empregos formais. Esses números representam que ainda há muito a ser feito. Boa parte dos acidentes ocorrem por negligência da empresa no fornecimento de itens de proteção ou na garantia do bom estado desses equipamentos. Nesse cenário, um acidente de trabalho também pode gerar processo civil e criminal por omissão. Para evitar problemas como este, o empregador precisa contar com um Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho habilitado para a indicação dos equipamentos de proteção adequados para cada função, evitando erros que coloquem a integridade física do trabalhador em risco.

Além da negligência do empregador, outro problema recorrente é a falta de conscientização do trabalhador que pode acarretar no uso incorreto dos equipamentos ou até mesmo no não uso. Incentivar a utilização dos EPI’s, relembrando a motivação, é um dos fatores principais para gerar senso de responsabilidade também do colaborador consigo mesmo.

A frequência dos acidentes de trabalho ainda é um ponto a melhorar no Brasil. Para isso, é necessária a conscientização tanto dos empregadores quanto dos colaboradores e o incentivo ao uso dos equipamentos de proteção adequados para cada atividade. Assim condicionando menores riscos, mais segurança e produtividade no trabalho. Contamos com você para melhorar as estatísticas!