Você sabe a diferença dos filtros PFF1, PFF2 e PFF3?

O respirador é um equipamento de proteção indispensável para o trabalhador e se tornou muito usual no período de pandemia justamente por garantir a proteção contra inalação do vírus e outros contaminantes. Mas o uso incorreto da máscara pode trazer uma falsa segurança. Hoje vamos entender melhor sobre a diferença entre os filtros e a eficiência de cada um.

“PFF” é a sigla para peça facial filtrante e faz parte dos respiradores sem manutenção, portanto, descartáveis. Os filtros servem exatamente para reter partículas no ar e para a escolha correta é preciso considerar a concentração do contaminante no ambiente.

As PFF1 têm eficiência mínima de 80% e 20% de penetração máxima. Podem ser utilizadas para reter aerossóis gerados mecanicamente, como poeiras e névoas. As PFF2 podem ser utilizadas para proteção contra aerossóis termicamente gerados, como fumos. Sua eficiência mínima e penetração máxima são respectivamente 94% e 6%. As PFF3, finalmente, têm a maior eficiência, chegando a 99,7% e são utilizadas para reter partículas com grande teor de toxicidade.

Além da eficiência, para o bom uso da máscara, é importante garantir que esteja bem ajustada ao rosto, considerando modelo, tamanho e aplicação adequados, para isso, podem ser feitos ensaios de vedação.

E por último, deve-se dar a devida atenção à higienização e troca seguindo a periodicidade indicada pelo fabricante para a melhor conservação, prolongamento da durabilidade e maior segurança.

Esteja alerta e busque fornecedores e distribuidores especializados que ofereçam qualidade do produto e preço justo. Conte com a LAM para escolher o filtro mais adequado para você!