Você sabia que a saúde dos seus pés influencia seu humor e seu desempenho?

Ninguém merece passar o dia todo com um calçado apertado e desconfortável, não é? Ainda mais depois da jornada extensa de trabalho, chegar em casa e se livrar daqueles pares de sapato que machucam parece a melhor parte do dia. Mas se o desconforto fosse o único ponto, este assunto talvez não seria tão importante. Acontece que o uso de calçados inapropriados por longos períodos pode causar inúmeros prejuízos à saúde física e até emocional, além de expor o trabalhador a riscos de acidentes de trabalho que podem gerar muitos danos. E infelizmente, mesmo que o fornecimento de calçados de segurança seja obrigatório, ainda é negligenciado por muitos contratantes ou até mesmo, por falta de conscientização e responsabilidade, não sendo utilizado pelos próprios colaboradores. Você já se sentiu incomodado por usar um calçado desconfortável? Então, acompanhe esta leitura até o final para entender como isso pode afetar a sua saúde e o que você pode fazer para não passar mais aperto!

Acidentes como esmagamentos, perfurações, torsões, escorregamentos, choques elétricos e outros acidentes de trabalho por falta de segurança dos pés são bem comuns. E além do mais, o uso de um calçado inadequado pode causar até desgastes ósseos. Já que os pés são a base do esqueleto humano, a falta de cuidado com a saúde dos pés afeta diretamente a sustentação do corpo causando e agravando dores na coluna, joelhos ou até acarretando em doenças como bico-de-papagaio ou hérnia de disco. Também pode provocar o acúmulo de fungos e germes, causando frieiras e prejudicando a saúde das unhas. Sem contar com o desconforto dado por calos, bolhas, e a lista de malefícios continua, mas com tudo isso você já deve estar desistindo daquele calçado desconfortável.

Por isso, os calçados de segurança são fabricados com alta tecnologia e passam por vários testes a fim de solucionar o máximo de dificuldades e proporcionar melhor conforto e proteção ao usuário em cada atividade. E por fim, para ser considerado um equipamento de proteção e um calçado ocupacional, o produto deve possuir o certificado de aprovação, emitido pelo Ministério de Trabalhado, que irá validar sua qualidade.

O calçado também faz parte da vestimenta de trabalho, e representa muito sobre o estilo e personalidade de quem o usa. Influencia o senso de pertencimento à profissão, e a percepção de valor do trabalhador. Com esse entendimento, muitas empresas que se destacam na organização interna, além de fornecer o calçado de segurança, permitem que cada colaborador escolha de acordo com seu gosto pessoal. Essa medida incentiva o uso do EPI e mostra ao funcionário que sua opinião importa para a empresa. Mas para atender ambas as partes, organização e colaborador, é importante alinhar previamente pontos como padronização do calçado, se houver, e faixa de preço.

O calçado de segurança correto também pode evitar desgastes emocionais como estresse causado por dores e desconfortos, melhorando os níveis de concentração e desempenho. Você nunca imaginou que um calçado poderia ter todos estes efeitos, não é?

Então, o calçado de trabalho não é apenas um equipamento de proteção. Mais do que proteger os pés dos riscos ocupacionais e evitar doenças físicas, identifica e valoriza o profissional, traz benefícios psicológicos e melhora o ambiente de trabalhado, como já percebido por tantas empresas que adotam práticas saudáveis de incentivo aos seus colaboradores através do fornecimento de EPI’s.

Esteja à frente você também. Valorize seu trabalho e seus profissionais. Conte conosco!