Rotina dos pés: o que o calçado adequado pode fazer por você

Você sabia que uma pessoa pode caminhar até 160.000 Km ao decorrer da vida? Pois é! Muitas vezes o efeito do simples caminhar pode passar despercebido a curto prazo, mas ao longo dos anos, a conta chega e a negligência com a saúde acaba custando um alto preço.

Passamos a maior parte do dia calçados, e na hora de escolher, um dos fatores que mais nos influenciam é o estilo, mas será que o modelo ou cor são as características que mais merecem nossa atenção?

Hoje você vai entender a diferença entre um calçado confortável e um calçado ocupacional, além da importância de utilizar um calçado adequado no seu dia a dia.

2x o peso do seu corpo, é isso que sua estrutura óssea suporta a cada passo que você dá. Os efeitos gerados por esse impacto absorvido podem ser muitos, e se manifestam ao decorrer dos anos como lesões ósseas, desgaste nas articulações, dificuldades no alinhamento da postura, entre outros. A escolha do calçado conta muito na prevenção de problemas como esses, afinal, uma das funções do solado é a absorção do impacto, e além disso, o solado também pode evitar perfurações, deslizes, quedas, choques elétricos. E aqui que começamos a entender a diferença entre o calçado confortável e o ocupacional.

O calçado ocupacional, além de proporcionar conforto, deve proteger o trabalhador dos riscos a que este possa estar exposto em sua atividade. Sendo assim, existem muitos tipos de calçados ocupacionais, cada um deles segue exigências solicitadas pelo Ministério de Trabalho e também devem possuir Certificado de Aprovação válido.

Os calçados ocupacionais podem proteger o trabalhador contra queda de objetos pesados, cortantes, podem manter secos os pés expostos à umidade, também podem prevenir escorregões, servir como isolante térmico e por aí vai. Mas além de proteger contra acidentes de trabalho, muitos outros problemas crônicos podem ser evitados como tendinites, canelites, joanetes, calos, unhas encravadas e até mesmo fraturas ósseas por estresse.

Viu só o quanto sua vida pode melhorar escolhendo o calçado certo? Mas aí deve você pensar: ah, então agora vou precisar usar um calçado fora de moda e que não faz o meu estilo? Não! A indústria de EPI’s sempre busca inovação e hoje existem calçado de proteção para todos os estilos, desde os casuais, até os mais sofisticados, você só precisa decidir qual mais combina com você.

Concluímos que passamos muito tempo utilizando um par de calçados e nossa escola pode nos proteger ou desenvolver e agravar muitos problemas na saúde com o passar dos anos. Por isso, utilizar um calçado de segurança é investimento em bem-estar, e qualidade de vida.

Agora, vá atrás de um calçado novo que te proporcione tudo isso!