Não negligencie o uso dos equipamentos de proteção, isso pode salvar sua vida!
Você já presenciou algum acidente? Se sim, provavelmente viu muita dor, desespero, choro, familiares aflitos e talvez já tenha visto até mesmo alguém perder a vida. “Mas que assunto pesado!”, você pode ter pensado, e sim, realmente é uma situação muito triste. E tenho certeza de que você teria feito o possível, se estivesse presente e pudesse evitar. Infelizmente, muitos trabalhadores são vítimas de acidentes ocupacionais graves diariamente, a parte boa é que muitos são salvos pelo simples fato de estarem protegidos com equipamentos de segurança adequados. O grande problema é que nem todas as empresas e colaboradores têm ciência disso como eu e você e acabam negligenciando o fornecimento e uso dos EPI’s (equipamentos de proteção individual).
Uso do EPI
Utilizar equipamento de segurança, além de ser muito importante, é obrigatório. Deve ser fornecido gratuitamente pelo empregador, ficando aos cuidados do colaborador, segundo a Norma Regulamentadora (NR-6), que entra em vigor em 2023.
Os equipamentos devem ser utilizados em todas as atividades que ofereçam risco à saúde do trabalhador. Não protegem somente contra riscos em que o colaborador seja exposto à perigo de morte, mas também previnem contra lesões que podem parecer amenas, mas que comprometem o bem estar e a qualidade de vida.
Como escolher o EPI adequado
A escolha do EPI deve ser feita com base em uma análise de risco desenvolvida por um técnico de segurança do trabalho, que é o profissional capacitado para investigar o espaço em que a atividade será realizada, assim como os riscos oferecidos. Com base no laudo, a empresa deve contatar um fornecedor especializado para garantir a compra de produtos de boa procedência e acima de tudo, com certificado de aprovação (C.A) válido.
Gestão de EPI’s
Além do fornecimento, é importante que haja um bom controle dos equipamentos. Isso pode ser feito através de uma ficha de EPI’s, por exemplo. Com isso, o processo todo se torna mais eficiente e vantajoso, havendo uma redução de custos, facilidade no rastreamento de informações, gestão de entrega e estoque, assim como gestão dos prazos de vencimento do C.A.
Então, o uso do EPI é muito mais do que o cumprimento de uma NR, é a atenção e participação mútua de uma equipe em prol do cuidado com a vida. Usar EPI é prevenção, proteção e responsabilidade. Converse com seu time!